(estampa italiana da minha colecção retratando o momento)
Já muitos ouviram concerteza a expressão, mas talvez poucos pensaram na origem do vocábulo. Esta têm a sua origem na biografia do Santo e no milagre da sua bilocação. Conta assim a história:
_Estando o Santo por terras de Itália a pregar do seu púlpito, quando de repente é alertado por divina inspiração, que na sua terra natal, seu pai estaria para ser condenado injustamente á morte na forca. Acusação esta que teria por motivo o suposto assassinato de um homem, encontrado pela justiça real no quintal de casa de seu pai. O Santo imediatamente interrompe o seu sermão e entra em suposta "meditação" perante os seus ouvintes e, á mesma hora aparece junto das autoridades questionando da "justeza" de tal decisão. Este solicita ao meirinho e seus sequazes que vão junto da tumba do morto e mais uma vez, se fez o milagre, o morto ressuscita momentaneamente e iliba o pai do nosso compatriota da falsa acusação. Esta é resumidamente a história que se encontra por detrás da expressão.
Quem se deslocar ao bairro de Alfama em Lisboa e passar pelo Largo de São João da Praça, existe ainda hoje uma igreja da invocação de Sº João Degolado memória que por tradição é atribuída a voto do pai do Santo, que a mandou erguer no local onde se encontrava a forca para a sua execução.
Sem comentários:
Enviar um comentário