Seja bem vindo se vier por bem!

----------------------------------------------------------------------------Breve do El Mano---------------------------------------------------------------- Seja bem vindo se vier por bem! Este é um pequeno Museu virtual que decidi criar no ínico de 2011, essencialmente dedicado á vida e á preservação da memória de Santo António. As peças que aqui irá visualizar são na sua grande maioria dedicadas ao seu culto e devoção. Desde há alguns anos que venho a juntar e a colecionar todo o tipo de peças e memórias sobre "Il Santo". Espero que seja do seu gosto caríssimo visitante, que aprecie tanto quanto eu esta sua visita e demore o tempo que desejar... Boa visita El Mano Del Tajo "Ars Longa, Vita Brevis!

segunda-feira, 28 de março de 2011

Uma Santa Rainha...

Penso que não há português que não ouviu falar desta nossa Rainha e do célebre milagre das Rosas...
Tenho muito afecto pela sua personalidade (pelo que chegou até nós) da sua fama de caridade e simplicidade, tanto que para o final da sua vida se tornou em irmã franciscana. E como tal personalidade também merece ser aqui referida, vou abrir este cantinho para expôr algumas peças quer de medalhística, quer de alguma bibliografia que também tenho sobre a retratada. De origem aragonesa veio para Portugal para se casar com o nosso também afamado Rei Dº Dinis. E por cá viveu e morreu por terras do Alentejo, neste caso em Estremoz, e daí seguiu o seu corpo para ser sepultada no mosteiro de clarissas de Santa Clara (actual Stª Clara a Velha). É a par com Santo António, uma "embaixadora" da nossa cultura por outros lugares. O seu culto também está difundido além fronteiras. È padroeira da cidade de Coimbra onde está sepultada no actual mosteiro de Santa Clara a Nova, para onde o seu túmulo foi transladado devido ás constantes cheias que assolavam o antigo mosteiro de Stª Clara a Velha, sendo realizadas festividades em honra da mesma de 4 em 4 anos. È a Rainha Santa Isabel de Portugal...padroeira dos Padeiros...

Ficam desde já aqui alguns exemplos de medalhística, neste caso da autoria de Cabral Antunes...medalhas comemorativas de alguns anos em que se realizaram as festas em honra da Santa...


A Santa Rainha retratada de perfil, com as célebres rosas em alusão ao milagre que a celebrizou, no reverso a sua arca tumular em que a mesma está esculpida envergando o trajo franciscano e como peregrina, com a sua escarcela (sacola) de peregrina a Santiago e respectiva vieira (atributo de São Tiago).




Mais uma vez a Santa Rainha acima retratada como peregrina com o célebre bordão que foi encontrado no seu túmulo e lhe foi oferecido pelo arcebispo de Compostela aquando da sua peregrinação ao local após a morte do Rei Dº Dinis. Ao fundo vista do mosteiro de Santa Clara a Velha e do ex-libirs de Coimbra, a sua universidade. No reverso a coroa de rainha e as vieiras em redor simbolizando a rainha peregrina. Festas de 1976.




Mais uma representação da rosácea do mosteiro de Santa Clara a Velha juntamente com os brasões de Portugal geminado com as armas de Aragão e o brasão da cidade de Coimbra. No reverso a Santa Rainha como peregrina envergando o hábito franciscano, distribuindo as esmolas pelos mais carenciados e abençoando-os. Festas de 1972




A Rainha representada no célebre episódio da reconciliação entre Pai e Filho na batalha de Alvalade, (quem fôr ali para os lados da Avª João XXI em Lisboa, poderá encontrar ainda um marco muito antigo celebrando o acontecimento), em que a rainha serviu de conciliadora entre seu marido o Rei Dº Dinis e seu filho o principe Dº Afonso, futuro Dº Afonso IV. No reverso alusão ao já citado milagre das rosas, com a não menos célebre frase...!São Rosas...Senhor!

As medalhas acima expostas são da autoria de Cabral Antunes...magnificas!!!!!




_Esta outra de 1972 exemplifica o corporativismo do Estado Novo e a Homenagem á Santa como padroeira do Grémio dos Panificadores de Coimbra:







Quanto a literatura/bibliografia sobre a Rainha Santa sugiro o volume sobre a sua vida da autoria do escritor e historiador Vitorino Nemésio:





Aproveito igualmente para aqui mostrar algumas das peças pertencentes ao tesouro da Rainha Santa Isabel que podem ser vistas in loco na cidade de Coimbra, principalmente no Museu Machado de Castro :


O bordão de peregrina, oferta do arcebispo de Santiago de Compostela, encontrado no seu túmulo, actualmente propriedade da irmandade da Rainha Santa Isabel, Coimbra




O colar da Rainha Santa, esta era uma peça muito usada como relíquia para curar os doentes.





O relicário da virgem com o menino.





O relicário do Santo Lenho, com um magnífico coral vermelho.



Pormenor da cabeceira do seu túmulo gótico com a representação do anjo da guarda transportando a alma da rainha.



Cabeceira do túmulo com representação do calvário



Uma das laterais do túmulo em que podemos ver a representação do célebre bordão de peregrina




Outra lateral do túmulo onde podemos ver a representação da escarcela ou bolsa de peregrina




Vista da base da arca tumular



Vista do topo da arca tumular



Antigo registo representando o túmulo

(As fotos aqui presentes do tesouro da Rainha Santa são da autoria do MNMC)
(As fotos referentes ao túmulo são da autoria de SIPA)

3 comentários:

  1. Muitos parabéns por essa belíssima colecção.
    A Confraria da Rainha Santa Isabel, em Coimbra, está a preparar um museu com tudo quanto diga respeito à Rainha Santa Isabel. Gostaria de saber se está disposto a vender a sua colecção numismática (e eventualmente outros objectos de arte relacionados coma Rainha Santa) para integrarem esse museu?
    Cumprimentos,
    A. Rebelo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. chegou a ponderar esta questão?

      Eliminar
    2. Como até ao presente momento nunca este blog foi contactado pela entidade acima citada ou seu representante (que pelo menos se tenha identificado com poderes legais para tal), pelo que não ponderei essa questão.

      Eliminar