Seja bem vindo se vier por bem!

----------------------------------------------------------------------------Breve do El Mano---------------------------------------------------------------- Seja bem vindo se vier por bem! Este é um pequeno Museu virtual que decidi criar no ínico de 2011, essencialmente dedicado á vida e á preservação da memória de Santo António. As peças que aqui irá visualizar são na sua grande maioria dedicadas ao seu culto e devoção. Desde há alguns anos que venho a juntar e a colecionar todo o tipo de peças e memórias sobre "Il Santo". Espero que seja do seu gosto caríssimo visitante, que aprecie tanto quanto eu esta sua visita e demore o tempo que desejar... Boa visita El Mano Del Tajo "Ars Longa, Vita Brevis!

segunda-feira, 21 de março de 2011

Peregrinatio Antoniana...por terras de pastores...

Pois bem mais uma sugestão de visita, para quem passe por terras de Mangualde, na freguesia de Sº Cosmado irá encontrar esta delícia de lugar...e esta curiosa capela hexagonal...dedicada a?
Santo António...dos Cabaços!!!!


Mais mais importante que a forma aquitectónica desta capela e do lugar é o evento que ali se sucede todos os anos por alturas do dia da festa do Santo, 13 de Junho. Ora estamos a falar de terras onde a actividade principal era o gado, a pastorícia. Conta a história que quando os pastores vinham em transumância com os seus rebanhos da Serra da Estrela para a Serra de Montemuro por alturas do Verão em procura de pastos mais frescos e verdes, era por ali que paravam para repousar e dar de beber e comer ao gado. Ora um pároco da região viu aí a oportunidade de naquele local mandar construir uma capela em honra de Santo António protector dos animais. Quanto a esta história do Santo ser protector dos animais e das "corrupções" em relação a Santo Antão podem ver o meu anterior artigo sobre o tema.
Como disse a romaria começa logo de manhã com a chegada dos primeiros rebanhos ao local das aldeias dos arredores. Há missa, procissão, feira enfim todos os ingredientes que usualmente existem nestas festas Beirãs. Ora o curioso de tudo isto é a tradição enraízada nestas gentes do ritual da benção dos animais. E como assim? Já ao final do dia os peregrinos e curiosos chegam-se perto da capela para presenciar o ritual, que consiste em passar com o rebanho pela direita (ATENÇÃO) pela direita, pois a esquerda é o lado do Mal (La Sinistra). Os animais andam á volta da ermida e têm de dar pelo menos uma volta ás direitas á ordem do pároco, só depois de dada essa volta é que podem andar em sentido inverso. Passados alguns minutos o rebanho saí e dá lugar ao próximo e por aí fora até chegarem ao fim dos rebanhos, e estão abençoados pelo Santo...Curioso? Não é?

Mas a tradição vale o que vale e para estas gentes de Mangualde...vale muito...

Sem comentários:

Enviar um comentário