Seja bem vindo se vier por bem!

----------------------------------------------------------------------------Breve do El Mano---------------------------------------------------------------- Seja bem vindo se vier por bem! Este é um pequeno Museu virtual que decidi criar no ínico de 2011, essencialmente dedicado á vida e á preservação da memória de Santo António. As peças que aqui irá visualizar são na sua grande maioria dedicadas ao seu culto e devoção. Desde há alguns anos que venho a juntar e a colecionar todo o tipo de peças e memórias sobre "Il Santo". Espero que seja do seu gosto caríssimo visitante, que aprecie tanto quanto eu esta sua visita e demore o tempo que desejar... Boa visita El Mano Del Tajo "Ars Longa, Vita Brevis!

quarta-feira, 23 de março de 2011

Uma curiosa medalha...Lisboa 1775 e o cavalo do Dom José

Como lisboeta e "alfacinha" que sou, orgulhoso da história da cidade onde nasci. Venho aqui colocar á vossa apreciação estas 2 magníficas peças. Adquiridas por mim recentemente, o material em que foram cunhadas é em bronze com diametro de 46mm, da autoria do gravador Jose Gaspard, consta no catálogo de Artur Lamas sobre medalhística portuguesa com o nº 40. Medalha comemorativa da inauguração em 1775 da estátua equestre do Rei Dom Jose I no centro do Terreiro do Paço. Comemora a inauguração da estátua do Rei em cujo reinado se deve a reconstrução da nossa bela cidade de Lisboa. Claro que o principal responsável por detrás de tal obra, foi o nosso não menos célebre Marquês do Pombal, Sebastião Jose Carvalho e Melo. Uma bela peça com 3 versões em metal conhecidas (Bronze, Prata, Ouro). Somente tenho as 2 que aqui coloco e que sendo do mesmo metal apresentam diferenças, pois trata-se de duas versões diferentes da mesma medalha. Com uma carga histórica e simbólica imensa. A gravura do reverso representa o auxílio dado á cidade pela magnânimidade real. Esse baixo relevo que é aqui reproduzido da autoria do nosso também célebre artista Machado de Casto, pode ser apreciado ainda hoje no pedestal da estátua. Estou como podem adivinhar em extâse por ter na minha posse estes 2 pequenos tesouros em bronze. Gostaria igualmente de deter também a versão em prata, quem sabe num futuro próximo. Uma vez que em ouro a única versão que conheço encontra-se no espólio do tesouro da casa real portuguesa, actualmente no Palácio Real da Ajuda. Ficam aqui as imagens:


A medalha (versão nº 1 bronze):


A medalha (versão nº 2 bronze):




A gravura da autoria do Mestre Machado de Castro alusiva á reconstrução e reproduzida na medalha:




Gravura da estátua equestre de Dº Jose I que se encontra no centro da praça do Terreiro do Paço:


(foto do arquivo FCSM)



Esperemos é que o evento cataclísmico que deu origem á sua cunhagem não se volte a repetir por muitos e bons anos...valha-nos Santo António...

Sem comentários:

Enviar um comentário