Seja bem vindo se vier por bem!

----------------------------------------------------------------------------Breve do El Mano---------------------------------------------------------------- Seja bem vindo se vier por bem! Este é um pequeno Museu virtual que decidi criar no ínico de 2011, essencialmente dedicado á vida e á preservação da memória de Santo António. As peças que aqui irá visualizar são na sua grande maioria dedicadas ao seu culto e devoção. Desde há alguns anos que venho a juntar e a colecionar todo o tipo de peças e memórias sobre "Il Santo". Espero que seja do seu gosto caríssimo visitante, que aprecie tanto quanto eu esta sua visita e demore o tempo que desejar... Boa visita El Mano Del Tajo "Ars Longa, Vita Brevis!

domingo, 27 de março de 2011

O conserta ossos...solda milagrosa!!!!

Já aqui mencionei este episódio quando referi um quadro que se encontra no museu do Louvre em Paris (vide artigo peregrinatio antoniana Paris Louvre). Esse quadro mostra o Santo a proceder a uma intervenção miraculosa no pé de um rapaz colando o pé que foi separado da perna. Conta o hagiário do Santo o seguinte sobre esse episódio:

_Estando o nosso Santo certo dia a pregar á multidão que o ouvia na cidade de Pádua, acercou-se dele um jovem rapaz que o questionou sobre o seguinte:
_Bom homem! o que merece alguém que correu com sua mãe a ponta-pés, com tal fúria que a deitou pelo chão?
_Ao ouvir isto vociferou o Santo:
_Pé que feriu pai ou mãe deveria logo ser cortado!
O ingénuo do rapaz na sua simplicidade levou á letra as palavras do Santo e ao chegar a casa com os remorsos do acto que havia cometido agarrou num machado e cortou a si próprio o pé pecaminoso.
A notícia correu veloz pela cidade chegando aos ouvidos da mãe do moço que mal chegou a casa e viu tão horrivel cena, foi ter com os frades, gritando aflita contra o Santo, a quem acusava de lhe ter morto o filho. O Santo ao ouvir suas súplicas, logo compreendeu o que se sucedera e se aprontou para ir a casa do rapaz. Chegando perto do mesmo agarrou no pé cortado e juntamente com uma oração e fazendo o sinal da cruz, juntou o membro perdido á perna decepada...e milagre!!! num ápice o membro retornou a forma original. O rapaz logo se pôs em pé e começou a andar de um lado para o outro, não esqueçendo a lição que levou e nunca mais maltratou sua mãe.
(adaptado das Florinhas de Santo António)


Fica aqui uma imagem de um registo em azuleijo da cena que se encontra na Igreja de Santo António na cidade do Recife no Brasil...

1 comentário:

  1. Obrigada pelas suas simpáticas palavras.
    Tem uma pesquisa considerávelsobre Santo António, adorei, de vez enquando cá andarei a ver o que tem de novo.
    Boa sorte.

    ResponderEliminar