Seja bem vindo se vier por bem!

----------------------------------------------------------------------------Breve do El Mano---------------------------------------------------------------- Seja bem vindo se vier por bem! Este é um pequeno Museu virtual que decidi criar no ínico de 2011, essencialmente dedicado á vida e á preservação da memória de Santo António. As peças que aqui irá visualizar são na sua grande maioria dedicadas ao seu culto e devoção. Desde há alguns anos que venho a juntar e a colecionar todo o tipo de peças e memórias sobre "Il Santo". Espero que seja do seu gosto caríssimo visitante, que aprecie tanto quanto eu esta sua visita e demore o tempo que desejar... Boa visita El Mano Del Tajo "Ars Longa, Vita Brevis!

sábado, 26 de março de 2011

Um registo...curioso!_Impossível????

Hoje estive numa dessas feiras de antiguidades e velharias que vão acontecendo por este país e mais uma vez não resisti a resgatar algumas pequenas preciosidades. Como este resgisto de Santa Rita de Cássia, advogada das causas impossíveis. Podem perguntar mas o que é que terá a ver com o Santo António? Efectivamente nada, mas achei curiosa a inscrição no fim da estampa (que se venera na Igreja de São Julião em Lisboa). Pobre Santa! Nem o local onde esta imagem era exposta á veneração do público, escapou á devassa dos tempos!!!Essa foi mesmo uma causa impossível para ti á Santa dos Impossíveis!
_Provávelmente estarão a perguntar o porquê?
Passo a explicar, a Igreja de São Julião situava-se nas traseiras da sede do Banco de Portugal, é o edifício contíguo aos Paços do Concelho na praça do municipio em Lisboa. Foi desafecta ao culto e vendida para ser transformada num....e segurem-se bem! ...Parque de estacionamento dos funcionários do Banco de Portugal. A antiga fachada ainda lá está, mas é só fachada, a porta por onde dantes os fieís entravam é agora trespassada por viaturas de alta cilindrada e respectivos motoristas. Foi vendida já no século XX, pelo Patriarcado de Lisboa, para com os lucros da venda poderem ter fundos para a construção da actual Igreja de Nossa Senhora de Fátima na Avª de Berna. Não é irónico?

Fica aqui para a memória o registo...


É interessante registar também o pormenor que é retratado na gravura por detrás da figura da Santa, o terramoto de 1755 em Lisboa de uma lado um barco na foz do Tejo, do outro as casas e os seus telhados a ruir. Isto é a alusão ao facto de a Igreja de São Julião ter sido uma das que mais sofreu com o cataclismo, pois a actual fachada é reconstrução pombalina. Fica aqui também uma foto de meados do séc XX da praça do município em Lisboa onde á esquerda se pode ver a Igreja de São Julião, nessa altura ainda afecta ao culto.


Já agora aproveito para dedicar este apontamento á minha amiga Floriae (nome de guerra) que têm esta Santa em grande devoção...Floriae é para ti...


Sem comentários:

Enviar um comentário