Seja bem vindo se vier por bem!

----------------------------------------------------------------------------Breve do El Mano---------------------------------------------------------------- Seja bem vindo se vier por bem! Este é um pequeno Museu virtual que decidi criar no ínico de 2011, essencialmente dedicado á vida e á preservação da memória de Santo António. As peças que aqui irá visualizar são na sua grande maioria dedicadas ao seu culto e devoção. Desde há alguns anos que venho a juntar e a colecionar todo o tipo de peças e memórias sobre "Il Santo". Espero que seja do seu gosto caríssimo visitante, que aprecie tanto quanto eu esta sua visita e demore o tempo que desejar... Boa visita El Mano Del Tajo "Ars Longa, Vita Brevis!

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Vintem de Santo António...

Mais dois vintenzinhos de Santo António que consegui encontrar...

O mais conhecido como vintém de Santo António é este o chamado Vintém de Esfera.
Mas também era conhecido por esse nome as moedas de vintém (XX réis e muito provavelmente moedas de XX centavos) com o comum furo para que se pudesse pendurar ao pescoço, sendo um amuleto de prosperidade: participa das propriedades das esmolas do santo.
O povo usava como amuletos de S. António , razão porque hoje se encontram poucos que não estejam forados ou com o furo tapado.
Na obra "Monumento Sacro...."de Frei João de São José, referente á sagração da Real Basilica de Mafra este refere que foram colocados nos alicerces da capela de S. António , da Basílica de Mafra alguns destes vinténs.

 
Vintem Dº Pedro II
 
 
 
 
Vintem Dº João V

 
 
 
 
E aqui um outro exemplo de moedas de vintem que se enquadram dentro desta categoria de "vintem de Santo António (igualmente da minha coleção), neste caso 3 vinténs (furados) reinado D. Pedro II e Dº João V
 
 
3 vinténs Dº Pedro II
 
 
 
3 vinténs Dº João V
 
 
 
Alguns excertos da obra de Frei João de São José referindo-se á colocação desta e de outras moedas no momento da sagração:
 
 
 
 
 
 



1 comentário:

  1. Meu caro. Desculpe contactá-lo por aqui mas não encontrei outra forma. Precisava que me ajudasse no seguinte. Tenho uma placa de bronze com o São Sebastião que comprei já há uns anos e não me consigo recordar onde. Ou Espanha, ou Praga ou Portugal. Mas já dei voltas à cabeça e não consigo descobrir. O meu amigo no forum de numismática publicou uma fotografia exactamente de uma placa igual. Também comprou nalgum museu? Terá sido no mesmo sitio que eu? É que vai a leilão uma no Aqueduto Leilões igualzinha. E dizem que é do séc. XVII... queria ter a certeza de onde comprei a minha antes de os avisar que poderá não ser do séc. XVII. Muito obrigado e desculpe.
    Daniel Ferreira

    ResponderEliminar