Seja bem vindo se vier por bem!

----------------------------------------------------------------------------Breve do El Mano---------------------------------------------------------------- Seja bem vindo se vier por bem! Este é um pequeno Museu virtual que decidi criar no ínico de 2011, essencialmente dedicado á vida e á preservação da memória de Santo António. As peças que aqui irá visualizar são na sua grande maioria dedicadas ao seu culto e devoção. Desde há alguns anos que venho a juntar e a colecionar todo o tipo de peças e memórias sobre "Il Santo". Espero que seja do seu gosto caríssimo visitante, que aprecie tanto quanto eu esta sua visita e demore o tempo que desejar... Boa visita El Mano Del Tajo "Ars Longa, Vita Brevis!

terça-feira, 17 de junho de 2014

Assento Municipal do sec XVIII nomeando Santo Antonio "advogado e protetor" da Vila da Figueira da Foz

Curioso e interessante documento datado de 1776 de um assento da Câmara da Figueira da Foz que regista a adopção de Santo António como "advogado e protetor" daquela vila (a Figª da Foz foi elevada á categoria de vila em 1771), feito e assinado pelo escrivão do Senado da vila, Francisco José Marques.





Tentarei aqui fazer uma tradução do documento aproximada (queira o leitor desculpar-me algum lapso)

"Francisco José Marques, escrivão do Senado da Camara nesta vila da Figueira da Foz, fez termo por sua Majestade que Deus guarde.
Certifico no livro da Camara que serve o presente ano, se acha valendo que em auto da mesma se tomou que deu de têor o seguinte:
Aos quatro dias do mês de Maio de mil setecentos e setenta e seis nesta vila da Figueira da Foz comarca do Drº Juiz de fora Bento José da Silva com auto de camara sendo aí presentes o digníssimo ministro, os vereadores, Manuel José Soares Carvalho da Cunha, António (?) Pina e Mello, José Joaquim dos Santos Pinheiro, Co-procurador Manuel Francisco da Maia, foi proposto por todos uniformemente acentado que havendo com todas as vilas notáveis cidades deste reino o santo louvável costume de terem por patrono e advogado algum Santo da sua mais particular devoção, que de ora em diante de Deus pelas felicidades de seus respectivos povos, não era justo que esta vila no principio da sua criação deixasse de seguir tão bom exemplo. E porque no coração dos moradores desta vila se conhecia maior fervor de devoção ao glorioso Santo António, mereceria mais grata afeição do referido Santo para ser advogado, invocação por este solene acto para protector desta vila e faziam voto de assistirem em corpo de camera com toda a nobreza ás vésperas e festividades do mesmo glorioso Santo, que todos os anos se costuma celebrar no seu (convento)? desta mesma vila, (?)constar a todo o tempo (?) a sua devida execução agora conquanto esta vila se conservar com prosperidade, mandarão os sobreditos que se tomasse este assento que assinarão.

Franc. José Marq.es   _ escrivão da camara
que o escrevi = Silva=Cunha=Mello(?)=Pinheiro=Maia.

E não se assina(?) mais no dito termo que bem é fielmente com o teor do mesmo passei a presente que assinei

Figueira 6 de Maio de 1776

eu sobredito escrivão escrevi_ Francisco José Marques

Achasse este assento (?) do livro da camara desta presente anno de 1776

Marques"

1 comentário:

  1. Se ainda não conhece, aqui fica para apreciar. Espero que goste (muito): Zé Perdigão - Santo António de Lisboa

    http://www.youtube.com/watch?v=tAeHzCD0dNE&feature=share

    ResponderEliminar