Seja bem vindo se vier por bem!

----------------------------------------------------------------------------Breve do El Mano---------------------------------------------------------------- Seja bem vindo se vier por bem! Este é um pequeno Museu virtual que decidi criar no ínico de 2011, essencialmente dedicado á vida e á preservação da memória de Santo António. As peças que aqui irá visualizar são na sua grande maioria dedicadas ao seu culto e devoção. Desde há alguns anos que venho a juntar e a colecionar todo o tipo de peças e memórias sobre "Il Santo". Espero que seja do seu gosto caríssimo visitante, que aprecie tanto quanto eu esta sua visita e demore o tempo que desejar... Boa visita El Mano Del Tajo "Ars Longa, Vita Brevis!

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Festas da cidade...medalhão brasonado...

Mais uma curiosidade pertença da minha coleção este pequeno medalhão em forma de escudete com a representação do Santo e com as armas da cidade de Lisboa. Celebra as festas da cidade, quanto ao ano a que se reporta não tenho a certeza mas aponto para ou 1895, as festas do centenário do nascimento, ou 1931 as festas do centenário da sua morte. Quanto ao autor, provávelmente artista caldense, mas sem certeza pois a mesma não se encontra assinada...para quem fizer uma ideia mais concreta agradeço todas as informações possiveis que possam levar a uma correcta identificação...contêm desde já com os meus agradecimentos...ficam as imagens.


2 comentários:

  1. boa tarde.

    sendo uma peça em barro branco, vejo boas hipóteses de ter sido produzida pelo ceramista Francisco Elias pois este tipo de medalhas estão bastante presentes na sua obra artística. ainda consultei alguns livros sobre a Faiança das Caldas que possuo, mas para ser sincero não vi nada sobre as Festas de Lisboa.

    outra hipótese pode passar por ser um exemplar de Avelino Soares Belo, mas pelo que pesquisei só encontrei medalhas elaboradas em barro vermelho...

    de qualquer modo, talvez uma visitar ao Museu de Cerâmica das Caldas da Rainha lhe possa esclarecer a dúvida, pois da última vez que lá fui, estava exposto um bonito lote de peças do género desta.

    Mercador Veneziano

    ResponderEliminar
  2. Olá. Venho confirmar que esta peça pertence a Francisco Elias. Estive hoje com o sobrinho Herculano Elias (autor dos famosos presépios) que me confirmou que é do tio assim como outras que também tem noutros post acima. São peças que ele fez a par da sua actividade na fabrica de Bordalo Pinheiro. Eu já tenho esta falta-me 2...uma já está próxima a outra...tenho de ir procurar aqui na cidade pois existem grandes coleccionadores desta família... Saudações Antonianas

    ResponderEliminar