A próxima peça que coloco em exposição é uma pequena gravura aguarelada do anacoreta Santo Antão. Santo cujo nome foi adoptado por Santo António quando ingressou na ordem franciscana no eremitério dos Olivais em Coimbra...
Esta gravura representa o santo com os atributos que lhe são próprios, o báculo de abade com o sino que o santo usava para espantar os demónios que o atromentavam, o Tau, o porco (este santo é o protector dos animais), e o chamado fogo de Santo Antão...nome que se deu na idade média a uma doença muito semelhante á erysipela epidêmica.
Seja bem vindo se vier por bem!
----------------------------------------------------------------------------Breve do El Mano---------------------------------------------------------------- Seja bem vindo se vier por bem! Este é um pequeno Museu virtual que decidi criar no ínico de 2011, essencialmente dedicado á vida e á preservação da memória de Santo António. As peças que aqui irá visualizar são na sua grande maioria dedicadas ao seu culto e devoção. Desde há alguns anos que venho a juntar e a colecionar todo o tipo de peças e memórias sobre "Il Santo". Espero que seja do seu gosto caríssimo visitante, que aprecie tanto quanto eu esta sua visita e demore o tempo que desejar... Boa visita El Mano Del Tajo "Ars Longa, Vita Brevis!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Muito bonita, muita ingénua!
ResponderEliminarTem ideia de que época será?
Não costumo ver muitas gravuras dessas a venda.
Abraços