Resgatei ontem esta imagem de Santo António em terracota do sec XIX a uma loja de velharias na vila de Sintra...de acordo com informação do vendedor teria pertencido ao oratório particular de um palacete, o que parece fazer sentido quer pelo uso que a imagem teve (falhas na policromia) quer pela falta da mão esquerda e do menino resultado de algum "castigo"? como infelizmente é habito nestas imagem, quer também pelo pequenos pingos de cera que pode-se observar na peanha...mas um pormenor muito curioso é a cabeça destacável, um pormenor não muito comum. Aliás na minha coleção somente tenho outra imagem em madeira de feitura popular com esse atributo...mas nesta parece que a cabeça escapou ao castigo, pois tirar a cabeça ao Santo para pedir algum favor não iria resultar com toda a certeza pois como poderia o santinho fazer o milagre sem a cabeça??????Eh!Eh!, talvez por isso ao contrário da mão e do menino Jesus tenha chegado até hoje assim conforme podem verificar pelas fotos...
Seja bem vindo se vier por bem!
----------------------------------------------------------------------------Breve do El Mano---------------------------------------------------------------- Seja bem vindo se vier por bem! Este é um pequeno Museu virtual que decidi criar no ínico de 2011, essencialmente dedicado á vida e á preservação da memória de Santo António. As peças que aqui irá visualizar são na sua grande maioria dedicadas ao seu culto e devoção. Desde há alguns anos que venho a juntar e a colecionar todo o tipo de peças e memórias sobre "Il Santo". Espero que seja do seu gosto caríssimo visitante, que aprecie tanto quanto eu esta sua visita e demore o tempo que desejar... Boa visita El Mano Del Tajo "Ars Longa, Vita Brevis!
domingo, 26 de fevereiro de 2012
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Esse seu santo é tão estranho como bonito.
ResponderEliminarParece que é comum existirem santos com mãos e cabeças destacáveis. Julgo que facilitaria a cozedura. Aliás estas coisas tem sempre uma origem prática, no entanto sei pouco sobre o assunto.
Abraços