Seja bem vindo se vier por bem!

----------------------------------------------------------------------------Breve do El Mano---------------------------------------------------------------- Seja bem vindo se vier por bem! Este é um pequeno Museu virtual que decidi criar no ínico de 2011, essencialmente dedicado á vida e á preservação da memória de Santo António. As peças que aqui irá visualizar são na sua grande maioria dedicadas ao seu culto e devoção. Desde há alguns anos que venho a juntar e a colecionar todo o tipo de peças e memórias sobre "Il Santo". Espero que seja do seu gosto caríssimo visitante, que aprecie tanto quanto eu esta sua visita e demore o tempo que desejar... Boa visita El Mano Del Tajo "Ars Longa, Vita Brevis!

quinta-feira, 3 de março de 2011

O que é isso de "Breve"????


Já aqui citei, penso que no artigo a que me referi sobre Arronches e o seu desconhecido fresco, sobre o Breve de Santo António. Pois bem para quem não sabe o Breve de Santo António prende-se igualmente com um suposto milagre efectuado pelo Santo já depois da sua morte, no reinado do nosso Rei Dº Dinis, a uma mulher pecadora mas muito devota do Santo. Esta era tentada pelo Demónio, e certo dia recorreu á intercessão do Santo, este em sonhos apareceu á mulher e entregou-lhe um bilhete, contendo certas palavras (uma espécie de exorcismo). Bilhete este que a mulher passou a usar ao pescoço e daí em diante nunca mais foi tentada pelo Mafarrico...Ora conta-se também que sabendo disto El Rei Dº Dinis, mandou chamar á sua presença a dita mulher e pediu-lhe tal miraculosa missiva, um pedido real é um pedido que não se pode recusar. A mesma acedeu e claro logo começou a ser tentada de novo. O seu marido desesperado solicitou ajuda aos frades menores da ordem franciscana, e estes junto do Rei pediram que se efectuasse uma cópia do dito breve, que foi feita e que mal foi colocada no pescoço da mulher, esta viu-se aliviada de tal padecer. A relíquia se existiu, não chegou até aos nossos dias, mas as palavras essas ficaram gravadas até hoje, passo a transcrevê-las:

_"Eis a Cruz do Senhor! Fugi, inimigos da alma, pois venceu o Leão da tribo de Judá, raiz de David. Aleluia, Aleluia."

Se recuarem atrás no meu blog no post referente a medalhas e outras curiosidades poderão ver uma das medalhas da autoria da célebre artista Carvalheira (medalha cruciforme), no seu reverso está inscrito este mesmo breve, bem como o sinal da cruz que o Santo fez nas paredes da....(OOOPPPSSSS....mas essa é outra história que fica para eu vos contar mais tarde...aguardem!!!!)

Sem comentários:

Enviar um comentário